Táxis terão Bandeira 3 para áreas violentas

0

Os táxis da cidade terão três faixas de preço a partir da semana que vem. Além da tradicional Bandeira 1 para dias e horários normais e Bandeira 2 para corridas noturnas, domingos e feriados, os taxistas poderão usar a Bandeira 3 quando forem passar por áreas violentas, como Compensa, Alvorada, União da Vitória, Zumbi dos Palmares, Cidade de Deus e mais 62 bairros da cidade.

A medida foi acertada entre a prefeitura de Manaus, a Secretaria Estadual de Segurança (Seseg) e o Sindicato dos Taxistas. Segundo Manoel Ferreira, presidente do sindicato, os taxistas queriam uma compensação para trabalhar em áreas conflagradas, como alguns bairros da periferia onde a Polícia só entra com proteção policial. “Todos os profissionais que trabalham em áreas de risco têm adicional de insalubridade. Agora teremos também”, disse Ferreira.

Pelas regras, quando o passageiro quiser ir para uma área considerada de risco – ou seja, qualquer lugar fora do centro histórico de Manaus que não conte com uma das 18 viaturas do Programa Ronda nos Bairros – o taxista terá o direito de usar a Bandeira 3. O passageiro, porém, terá que ser informado que a Bandeira 3 será acionada. Corridas pela Bandeira 3 custarão 200% mais caras.

A Associação dos Usuários de Táxi protestou. “É mais um preço que pagamos pela violência. E quem vai determinar se a área é de risco ou não? A Polícia ou as facções do crime organizado?”, perguntou Luiz Navarro, presidente da associação.

Nenhuma autoridade quis falar sobre o assunto.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here