Homens podem desaparecer por evolução do cromossomo Y

0

De acordo com estudos recentes, o cromossomo Y, que só os homens transportam, está se deteriorando e pode desaparecer completamente em um futuro próximo.

Em seu artigo para a BBC, Mark Pagel, biólogo evolucionista, indica que nossos antepassados do sexo masculino tinham cerca de 1.400 genes. No entanto, hoje em dia os homens não transportam mais de 27, enquanto as mulheres têm cerca de mil.

Entretanto, embora o cromossomo Y tenha muito poucos genes funcionais, ele é muito resistente e tem o papel principal no desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos. Os cromossomos são estruturas localizadas no núcleo da célula.

Os seres humanos têm 23 pares de cromossomos, mas apenas um par deles (Y e X) determina se o feto será do sexo feminino ou masculino.

Assim, as mulheres têm dois cromossomos X (XX) e os homens portam um cromossomo X e um cromossomo Y (XY).

Um menino herda um cromossomo Y de seu pai e um cromossomo X de sua mãe, enquanto uma menina herda um cromossoma X de sua mãe e outro do seu pai.

No entanto, de acordo com pesquisadores, o cromossomo Y tem vindo a evoluir muito mais rápido do que o cromossomo X e começou perdendo genes, o que poderia resultar em seu desaparecimento e, como resultado, no desaparecimento dos homens.

Nascimentos virginais

O nascimento virginal ou partenogênese é o desenvolvimento de um feto a partir de uma célula feminina que não foi fertilizada.

Em outras palavras, é um tipo da reprodução assexual que poderá acontecer entre os seres humanos quando não houver homens no planeta.

No mundo animal algumas espécies se reproduzem naturalmente por partenogênese: ocorre entre insetos, anfíbios, répteis, algumas aves e tubarões.

Por que os homens são necessários?

No entanto, o especialista fornece alguns fatores em defesa dos homens. A competição sexual garante que os indivíduos pouco aptos para a reprodução sejam excluídos do processo, escreve.

Portanto, a seleção sexual não só contribui para a preservação da saúde do património genético, mas também evita a extinção.

Além disso, durante séculos foi considerado inaceitável que uma mulher tivesse filhos sem um homem ao seu lado, e a ideia de que uma criança precisa de ambos os pais para crescer feliz, embora seja discutida, se tornou tão difundida em nossas cabeças que o desaparecimento dos homens poderia acarretar efeitos graves para a psicologia dos seres humanos.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here