Henrique Oliveira destaca empoderamento das mulheres no Ministério Público

0

Ao participar da solenidade de posse da nova Corregedora do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), a Promotora de Justiça Jussara Maria Pordeus, e da atual Ouvidora-Geral do MPAM, Rita Augusta de Vasconcelos Dias, o vice-governador do estado Henrique Oliveira enfatizou que as empossadas possuem as habilidade necessárias para o exercício dos cargos para o biênio 2017-2019.  A solenidade aconteceu nesta sexta-feira, dia 17, na sede do MPAM, bairro Nova Esperança, zona Oeste de Manaus, e contou com a presença de autoridades do Poder Legislativo e Judiciário.

“Tanto a doutora Jussara quanto a promotora Rita Augusta estão aptas e dotadas de conhecimentos para o pleno trabalho que vai se suceder ao longo desses anos. Quem ganha é a sociedade ao ter mulheres habilitadas na frente desses dois importantes cargos do Ministério Público”, comentou o vice-governador.

A nova Corregedora do MPE-AM, Jussara Pordeus foi a mais votada na última eleição para o cargo de Corregedor-Geral do MPAM. Ela destacou que deverá dar continuidade ao trabalho do seu antecessor, o Promotor de Justiça José Roque Nunes, e que vai atuar frente às ações que garantam efetividade do trabalho do Ministério Público do Amazonas.

“É um reconhecimento dos quase 30 anos de meu trabalho no Ministério Público, onde sempre trabalhei com garra e estímulo voltado sempre aos menos favorecidos. Vou dar continuidade ao trabalho excelente que o doutor José Roque fez na Corregedoria e adotar as metas nacionais de uma MP Resolutiva de acordo com a  carta de Brasília, recém assinada, e que dá efetividade ao trabalho do Ministério Público”, destacou.

Em seu segundo mandato no cargo de Ouvidora-Geral do MPE-AM, a Promotora Rita Augusta de Vasconcelos Dias, enfatiza que quer unir sua experiência para trazer mais resoluções junto ao MPAM.  “A Ouvidoria tem a missão de atuar como mediadora entre a população e administração pública, com intuito de garantir os direitos dos integrantes da sociedade, na fiscalização dos serviços públicos. É imprescindível uma boa relação entre o Ouvidor e o cidadão”, pontuou.

O Procurador Geral de Justiça Fábio Monteiro presidiu a sessão solene de posse e também enfatizou as características das atuais empossadas para os cargos.  “São dois cargos de relevância porque trazem as informações da população. A doutora Rita, com toda sua experiência no Ministério Público, vai ter todas as condições para desenvolver seu trabalho, e a Corregedora Jussara Pordeus, que tem o perfil para o cargo, deve aperfeiçoar o trabalho realizado pelo antecessor”.

Perfis – Jussara Maria Pordeus e Silva nasceu em 26 de abril na cidade de João Pessoa (PB). Graduou-se em Direito pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas (São Paulo/SP) em 1985. Em sua experiência no Ministério Público do Estado do Amazonas, pode-se destacar a sua atuação no ano de 2008 e entre 2012 e 2013 no cargo de Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Especializadas na Proteção e Defesa do Consumidor, dos Direitos Constitucionais do Cidadão e do Patrimônio Público. Entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011 exerceu o cargo de Subprocuradora Geral para Assuntos Administrativos.

Rita Augusta de Vasconcellos Dias nasceu em Itacoatiara, no dia 29 de outubro de 1950. É formada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas, no ano de 1974. Foi nomeada Promotora de Justiça em 13 de março de 79, e atuou na entrância inicial nas comarcas de Silves e Urucurituba.  No ano de 1985, passou a atuar na capital inicialmente na promotoria de Defesa do Consumidor e posteriormente junto à 1ª Vara Criminal. Foi promovida ao cargo de Procuradora de Justiça em 08 de junho de 95, por merecimento, e atuou na 9ª Procuradoria de Justiça junto a então 3ª Câmara Criminal. Foi Corregedora Geral, Conselheira do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) e atualmente é Ouvidora Geral e decana do MP.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here