Cultura de verniz pra arrotar bacaba nos botecos (9)

0

Por Roberto Menna Barreto

A música “Parabéns pra você” chegou ao Brasil, ainda cantada em inglês, no início dos anos 20. Duas décadas depois, o lendário Almirante, da Rádio Tupi do Rio de Janeiro, organizou um concurso para escolher uma letra que casasse com a melodia de “Happy Birthday To You”. O concurso aconteceu em 1942.

Dentre cerca de 5 mil participantes, a vencedora escolhida pelo júri composto por imortais da Academia Brasileira de Letras foi Bertha Celeste Homem de Mello, paulista de Pindamonhangaba. Bertha, até a morte, em 1999, fazia questão de que as pessoas cantassem a letra do jeito que ela escreveu, como no excerto abaixo:

“Parabéns a você, / nesta data querida, / muita(s) felicidade(s), / muitos anos de vida / Hoje é dia de festa / cantam as nossas almas / para o(a) menino(a) [Nome] / uma salva de palmas!”

O famoso “perfil grego” encontrado em praticamente todas as estátuas gregas clássicas é pura idealização artística: em todos os túmulos de gregos da época jamais se encontrou tal perfil.

Desde o início do século, até Bill Clinton, cada Presidente eleito dos Estados Unidos tem estatura maior do que a do candidato rival.

O próprio Freud interpretou seu prazer em fumar charutos feito uma chaminé como um “substituto da masturbação”.

Somente dois anos após a sua morte, Oliver Cromwell foi enforcado e decapitado.

Há mais pessoas na Orquestra Sinfônica do Estado de Mônaco do que no seu Exército.

O rosário católico é de origem muçulmana, trazido pelos cruzados.

Mais pessoas são mortas anualmente por abelhas do que por cobras.

O Papai Noel japonês é uma mulher.

Uma aranha viúva-negra pode devorar cerca de 20 maridos num único dia.

O tenor Enrico Caruso só conseguia dormir cercado de travesseiros: chegou a necessitar de 18.

A palavra Amém é bastante ecumênica, pelo menos no Ocidente: é usada tanto pelos cristãos como pelos judeus e muçulmanos.

Leonardo da Vinci desenhou diagramas do sexo masculino, mostrando “canais” que o ligavam aos pulmões, responsáveis pelo “sopro” causador da ereção.

Na América do Sul, os índios precisam de uma área de caça superior a 26 km² por indivíduo para sobreviver — provavelmente comparável àquela de que necessitava o homem primitivo.

Era o tal fanatismo guerreiros dos japonese na II Guerra que, mesmo os aviões de escolta que protegiam as aeronaves dos kamikazes (pilotos suicidas), muitas vezes, desobedecendo ordens, atiravam-se, eles próprios, contra os navios americanos.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here