Cultura de verniz pra arrotar bacaba nos botecos (4)

0

Por Roberto Menna Barreto

Poucas pessoas sabem que uma das mais famosas e reproduzidas estátuas do mundo – “O Pensador”, de Rodin – é, na verdade, o retrato do poeta Dante Alighieri.

Dormindo, já adulto, Freud fazia pipi nas calças.

Uma toupeira tem três vezes mais músculos no seu corpo do que um ser humano.

Em 1849, David Atchison tornou-se Presidente dos Estados Unidos por apenas um dia (o qual passou, quase todo, dormindo).

O Livro Guiness de Recordes conseguiu um recorde próprio: é o livro mais roubado das bibliotecas públicas britânicas.

Os esquimós compram geladeiras (sem o motor) para evitar que seus alimentos se congelem.

80 mil garrafas de Coca-Cola são consumidas, no mundo inteiro, por segundo – o que dá impressão de gente engolindo essa beberagem rápido demais.

Até a década de 1850, os sapatos eram fabricados à mão e a maioria deles era “uniforme” – os dois pés eram iguais. Havia duas larguras: largo e estreito. O conceito e a produção de pé direito e pé esquerdo só apareceram com as máquinas.

Quando você vê o Sol no poente tocar o horizonte, você está na verdade tendo uma ilusão causada pela refração da luz na atmosfera: no momento em que você vê a imagem do Sol tocar o chão ou o mar, o Sol, na verdade, já acabou de desaparecer completamente abaixo do horizonte.

Foi no morro da Providência, no antigo bairro da Gamboa, no Rio, que se abrigaram soldados de volta da campanha de Canudos, em barracos que lembravam os casebres do Morro da Favela (local do antigo arraial de Antônio Conselheiro): daí surgiu o nome favela (e a impressão de que os jagunços, no fim das contas, acabaram vencendo a guerra).

Tanto a Inquisição espanhola como a portuguesa encaravam a homossexualidade como “heresia” e o castigo prescrito era, em geral, a “relaxação”, cujo ameno nome encobre um significado nada relaxante: a queima na fogueira. Havia também penas de açoitamento e galés – mas nenhuma delas era aplicada aos clérigos homossexuais, tratados de modo bem mais brando.

Dado que, matematicamente, um cérebro que só tivesse duas células poderia ter 7 comportamentos (zero, A, B, AB, A comandando B,  B comandando A, A e B se controlando mutuamente), um cérebro com 1.000 neurônios teria um número de configurações possíveis da ordem de 10 elevado à potência de 300.000 – número tão comprido que encheria mais de 10 páginas de um livro comum.  Na realidade, o cérebro humano tem 10 bilhões de neurônios.

Num certo tipo de peixe, o mouthbrooder africano, a fêmea deposita seus óvulos não-fertilizados na água e depois os cata com a boca. O macho espera por perto. Ele tem, em sua barbatana anal, pontos vermelhos que parecem óvulos. A fêmea tenta tomá-los também na boca, mas quando ela a abre, toma, em vez disso, o esperma ejaculado pelo macho: a fertilização ocorre na boca, ao invés de nos órgãos sexuais.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here