CANDIRU no vestibular

0

O site CANDIRU, na sua ânsia de guiar a juventude nos caminhos do sucesso, começa a partir de agora a dar dicas do vestibular. Neste número, o teste de português ensina tudo sobre o sujeito. Como distingui-lo, como evita-lo, como se livrar dele etc.

1) Na frase “o ex-advogado foi condenado a trinta anos de prisão porque comprava alvarás de um casaca preta e revendia para os traficantes do cartel de Cáli com um lucro de 500%”, onde está o sujeito.
a) No Paraguai
b) Em Miami
c) Numa fazenda no interior do Estado
d) Nenhuma das respostas anteriores, que eu não sou besta de me meter numa boca quente dessa

2) Sabendo-se que existem vários tipos de sujeito, no período “Roberta Close escandalizou o bispo da Bolívia”, analise o sujeito da oração:
a) O sujeito é composto
b) O sujeito é pervertido
c) O sujeito é completamente afrescalhado
d) Todas as repostas anteriores

3) Analise a seguinte oração: “Dudu Mentira e Artur Kimono ainda não decidiram se são candidatos na próxima eleição”. Nesta oração os sujeitos estão:
a) Indeterminados
b) Em cima do muro
c) No bolso da Odebrecht
d) Todas as respostas anteriores

4) Analise o seguinte período composto: “Os vereadores manauaras garantem que só não instalaram uma CPI para cassar o presidente por improbidade administrativa, no ano passado, porque faltaram provas circunstanciais das evidências, porque acreditaram piamente na inocência do ex-seminarista e porque estavam querendo evitar uma crise institucional de proporções catastróficas”. Neste caso, o sujeito oculto do período é:
a) O dinheiro da caixinha da CMM controlado pelo presidente
b) A grana da caixinha da CMM controlada pelo presidente
c) O vil metal da caixinha da CMM controlado pelo presidente
d) Todas as respostas anteriores e mais alguma coisa por fora.

5) Analise a seguinte oração: “Dudu diz que só não aceita ser candidato a governador numa chapa consensual articulada pelo grupo de Amazonino, avalia que não vê problema nenhum em apoiar oKimono para o Senado e explica que acha justo o Marcelo Ramos se candidatar mais uma vez porque o ex-deputado ainda é um garoto com muito futuro”. Conhecendo-se o sujeito, podemos afirmar que ele está:
a) Mentindo
b) Blefando
c) Ironizando
d) Todas as respostas anteriores

6) Observe a seguinte frase: “O senador Omar Aziz diz que não é candidato a governador, mas sua campanha já está nas ruas e começa a empolgar as massas.” Se você fosse o sujeito da oração, quem escolheria para vice:
a) Um deputado federal com livre trânsito em Brasília
b) Um senador da República com livre trânsito no Palácio do Planalto
c) Um prefeito do interior com livre trânsito no Detran
d) A estonteante Analise Nicolau, tricampeã brasileira na categoria popozuda e livre trânsito na revista Playboy

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here