Banda da Caxuxa vai homenagear Zé Preto e Pirulito

0

Considerada uma das bandas carnavalescas mais esperadas pelos foliões de Manaus, a Banda da Caxuxa faz seu primeiro “esquenta” extra-oficial no próximo sábado, 21, no Bar do Ceará (ex-Bar da Kátia), no famoso Canto do Fuxico (cruzamento das ruas Parintins e Borba, na média Cachoeirinha), berço do Bloco do Macacão e do Andanças de Ciganos, e antiga sede dos supertimaços Sancol, Murrinhas do Egito, Inútil e Atlântica.

Segundo os organizadores do frege, a Banda da Caxuxa traz a “irreverência” dos verdadeiros manauaras nascidos ou criados no bairro mais charmoso da cidade. “A proposta da banda é fazer uma coisa bem de raiz, tipo macaxeira frita com manteiga rançosa”, diz o eterno presidente Juarezinho Tavares.

“O nosso carnaval não tem regra, a pessoa vai do jeito que quiser. A gente está incentivando as pessoas as resgatarem a brincadeira, a molecagem, a fuleiragem dos nossos tempos de criança e reviverem as antigas batalhas de confetes”, diz o diretor Sici Pirangy, fotógrafo oficial do evento.

Este ano, a banda vai homenagear duas lendas culturais da Cachoeirinha, ambas ligadas à uma das mais caras manifestações folclóricas do bairro, que é o bumbá Corre Campo: o ex-amo do boi Zé Preto, que defendeu as cores do gigante branco por mais de 40 anos, e o invocado Pirulito, considerado a melhor Mãe Catirina da história do bumbá.

Para quem não sabe, Pirulito é pai do poeta Celestino Neto, o “Lé”, e ainda hoje um dos grandes campeões de dominó da velha Caxuxa.

Zé Preto era irmão do saudoso Clóvis, outro grande amo do bumbá Corre Campo, e também foi um dos fundadores do bumbá Gitano, da Vila Mamão.

Entre as atrações musicais confirmadas para sábado estão a Orquestra de Frevo de Pernambuco, Arraial da Pavulagem, Bonsucesso Samba Clube, Carimbó do Uirapuru, Carlos Malta e Pife Muderno, Ceguinhas de Campina Grande, Cordel do Fogo Encantado, Pedro Luís e A Parede, Comadre Florzinha, Mula Manca & A Triste Figura, Siba e a Fuloresta do Samba, Mestre Ambrósio, Nação Zumbi, Cascabulho, Véio Mangaba e Querosene Jacaré.

Tudo em MP3, claro, que a carniça ainda não está com essa grana toda para pagar cachê para esse mundo de gente!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here