A arte da guerra de Tu Sifu

0

Por Edson Aran

Tu Sifu foi um general chinês da dinastia Chop Suey durante as guerras civis que precederam a união dos reinos de Feng e Chui (500 A.C.). Depois da pacificação, Tu Sifu se dedicou às letras e à plantação de frango xadrez. Seu livro “A Arte da Guerra”, embora fale do campo de batalha, pode ser usado por todo gerente inteligente nos dias de hoje. Aprenda com Tu Sifu como aplicar esses ensinamentos na vida corporativa.

Assim falou Tu Sifu: Ao acampar seu exército, evite os vales e as montanhas. Procure as pequenas elevações.

Como isso se aplica à sua vida corporativa: Estacione sua mesa perto da janela e coloque um calço debaixo dela para que você tenha uma visão privilegiada do escritório. Conquiste posições aos poucos. Se o pentelho do marketing tem mais janelas do que você, comece uma guerra de clips até que ele peça demissão ou se jogue do 15º. Aí você toma as janelas e os clips dele.

Assim falou Tu Sifu: Alterando suas táticas e mudando constantemente seus objetivos, um general inteligente mantém o inimigo sempre na incerteza.

Como isso se aplica à sua vida corporativa: Você vai lançar no mercado uma goma de mascar chamada Puxa-Puxa. Depois de espalhar pôsteres pelo país inteiro e gastar milhões em comerciais de TV, transforme o produto em refrigerante de cola chamado Scrots! Seus concorrentes não saberão o que fazer. Nem seu patrão.

Assim falou Tu Sifu: Em noite de combate, faça uso abundante de sinais luminosos e tambores. Durante o dia, use bandeiras e flâmulas para influenciar os ouvidos e olhos do seu exército.

Como isso se aplica à sua vida corporativa: Tire a camisa e pendure na ponta da baia para marcar território. Cada vez que o chefe se aproximar, faça sinais para o seu exército. Batuque na mesa ou imite sons da selva (Auááá! Auááá! Auááá) que apenas seus seguidores entenderão. À noite, bote fogo no lixo.

Assim falou Tu Sifu: Um general inteligente traz seus próprios suprimentos, mas também preocupa-se em capturar os suprimentos do adversário.

Como isso se aplica à sua vida corporativa: Guarde seu Baconzitos na gaveta e coma os do colega do lado.

Assim falou Tu Sifu: Danificar e destruir não é bom. Na guerra, a glória perfeita consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar.

Como isso se aplica à sua vida corporativa: Faça a gostosa do marketing saber que você será promovido a gerente supervisor nível C. Ela vai topar na hora aquele happy hour da hora.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here